Indústria
O que é?
A Indústria 4.0 é a mais recente noção de indústria que integra as principais inovações tecnológicas nas áreas de automação, controlo e informação no ramo do fabrico.
A tendência dos processos de produção é de se tornarem cada vez mais independentes, eficientes e moldáveis, através de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços.
Isto significa uma nova era no contexto das revoluções industriais. A maneira como os produtos são fabricados mudará, afetando assim as diferentes áreas do mercado.
O principal princípio da Indústria 4.0 é que interligando máquinas e sistemas, as empresas poderão criar redes inteligentes que controlam os parâmetros da produção de forma independente.
Por exemplo, agendar manutenções, prever falhas ou adaptar-se a mudanças na produção que não tenham sido planeadas.
Princípios
Os sistemas de produção inteligente que tendem a manifestar-se no futuro através da Indústria 4.0 são definidos por estes 6 princípios:
- Operação em tempo real: A capacidade de operação em tempo real traduz-se na aquisição e tratamento de dados de forma quase imediata, possibilitando a tomada de decisão em tempo real.
- Virtualização: As simulações já são utilizadas atualmente, assim como sistemas supervisórios. No entanto, a Indústria 4.0 propõe a existência de uma cópia virtual das fábricas inteligentes, permitindo o acompanhamento remoto de todos os seus processos, através de sensores espalhados ao longo da planta.
- Descentralização: O sistema poderá tomar decisões de acordo com as necessidades da produção em tempo real, receber comandos e fornecer informação acerca do seu ciclo de trabalho.
- Orientação a serviços: Utilização de arquiteturas de software orientadas a serviços aliado ao conceito de Internet of Services.
- Modularidade: Produção de acordo com a procura, acoplamento e desacoplamento de módulos na produção, oferecendo flexibilidade no sentido de alterar as tarefas das máquinas.
Em que se baseia
Com base nos princípios acima, a Indústria 4.0 é uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia.
Estas são algumas das tecnologias mais relevantes:
- Internet das Coisas: Consiste na conexão em rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas através de dispositivos eletrónicos implementados que permitem a recolha e troca de dados. Os sistemas que têm como base a Internet das Coisas, são denominados Cyber-físicos e possuem sensores e atuadores.
- Big Data Analytics: São estruturas de dados muito extensas e complexas que utilizam novas abordagens para a captura, análise e gerenciamento de informações. Aplicada à Indústria 4.0, a tecnologia de Big Data consiste em 6 C’s para lidar com informações relevantes:
Conexão, à rede industrial, sensores e CLPs; Cloud (nuvem/dados por procura); Cyber (modelo e memória); Conteúdo; Comunidade (compartilhar informações); Customização (personalização e valores). - Segurança: A segurança e a virilidade dos sistemas de informação é o grande desafio para o sucesso da Indústria 4.0. Falhas de transmissão na comunicação entre máquinas ou um simples bug do sistema podem causar transtorno na produção.
Impactos
A Indústria 4.0 sem dúvida que afetará todo o mercado, criando novos modelos de negócios.
Num mercado cada vez mais exigente, a maioria das empresas procura integrar no produto as necessidades e preferências individuais do cliente, evitando a customização prévia do produto por parte dos consumidores, facilitando assim o processo de manufaturação.
A pesquisa e desenvolvimento nas áreas de segurança em tecnologias de informação, a credibilidade da produção e a interação entre máquinas, será outro aspeto que ficará comprometido devido à Indústria 4.0. Isto porque a tecnologia deverá ter um desenvolvimento contínuo, de modo a tornar possível a adaptação das empresas a este novo padrão de indústria.
Os profissionais também serão afetados, uma vez que a substituição dos trabalhos manuais por mão de obra automatizada é cada vez maior. Para além disto, será preciso um ajuste da sua parte, pois com fábricas mais automatizadas, novas procuras surgirão e outras deixarão de existir.
Por outro lado, a demanda em pesquisa e desenvolvimento oferecerão oportunidades para profissionais tecnicamente capacitados, com formação multidisciplinar para compreender e trabalhar com a variedade de tecnologias que compõe uma fábrica inteligente.
Programa i4.0
O Programa Indústria 4.0 é uma iniciativa do Governo português que visa acelerar a implementação da Indústria 4.0 em Portugal.
Este programa tem 3 objetivos principais:
1. Acelerar a adoção da i4.0 pelo tecido empresarial português
Abastecer o ramo empresarial com conhecimento e informação
Promover um conjunto de ferramentas para transformação empresarial
Capacitar e reajustar a força de trabalho nacional
2. Promover os fornecedores tecnológicos portugueses como players i4.0
Capitalizar o ecossistema científico e tecnológico
Criar um contexto favorável ao desenvolvimento de startups i4.0
Promover soluções tecnológicas nacionais em contexto internacional
3. Tornar Portugal um polo atrativo para o investimento em i4.0
Criar condições favoráveis (legais e fiscais) para investimento direcionado à Industria 4.0
Netuno na Indústria
Com a maturidade da Plataforma Netuno em constante evolução ao longo dos seus 18 anos, o desenvolvimento de todas as camadas de serviço de Backend é otimizado e robusto, o que gera economia de tempo e programação, resultando numa quantidade menor de horas/projeto, que traz segurança no cumprimento do cronograma e a certeza de que a reestruturação pretendida obterá os mais altos níveis de performance em produção.
Devido ao seu elevado desempenho, ser multiusuário, robusto e seguro, o Netuno conquista grandes empresas e experientes desenvolvedores todos os dias.
A experiência de utilização numa aplicação deste tipo é totalmente imersiva, o que diminui o desgaste do utilizador ao lidar com os recursos da app e aumenta o seu nível de concentração.
- Maior fluidez - Utilização de SPA’s para cada área diferente – Fazendo uso do React + Redux consegue-se atualizações pontuais dos componentes, sem nunca ser necessário atualizar toda a página. Esta característica torna a navegação muito mais fluída e rápida para o utilizador.
- Melhor aproveitamento de recursos - Servidor de FrontEnd separado do servidor de BackEnd – O Redux encarrega-se de todo o processamento/tratamento de dados que são renderizados, implementando mecanismos de controlo de estado de cache. Com esta abordagem o servidor BackEnd terá menos carga, permitindo uma maior capacidade de processamento.
- Maior interoperabilidade - BackEnd agnóstico do FrontEnd – Considerando uma arquitetura SoC, onde o BackEnd disponibiliza as suas funcionalidades por RestAPI, o sistema é expansível para que no futuro outras aplicações comuniquem com este BackEnd.
- Maior escalabilidade - Tendo como base o backoffice Web-based do Netuno, é possível acrescentar estruturas de dados, sem alterações de código.
- Rapidez de desenvolvimento e manutenção - O Netuno implementa uma lógica low-code que possibilita um rápido desenvolvimento e manutenção dos serviços base da aplicação.
- Maior controlo web-based - Através do backoffice aplicacional é possível aceder diretamente a um IDE simplificado, que suporta funcionalidades como Coding e Queries, etc.
Da Matéria Prima até à Produção
Com as mais valias que o Netuno oferece é aplicável para resolver problemas em todos os setores da industrialização.
Na recolha de informações e gestão dos dados e dos processos desde a origem da matéria prima até à produção do produto final.
O Netuno impulsiona a produção garantindo que há menos desperdícios e reduzindo falhas.
Da Distribuição até à Venda
Onde o negócio começa e onde o negócio termina não é um limite para o Netuno.
Auxiliar na orquestração da relação com outros intervenientes críticos para garantir que todo o negócio flua como desejado.
O Netuno garante melhoria em todo o processo, da origem até ao consumidor final.
Metodologia Lean Six Sigma
A metodologia Lean Six Sigma amplamente aplicada na indústria mas também em diversos tipos de negócio.
Com o intuito de realizar a melhor otimização possível para evitar desperdícios e reduzir falhas, onde aumenta a qualidade no geral.
Está metodologia é dividida em 5 fases, conhecida como D.M.A.I.C.:
- Define (Definir):
- Estabecer quem irá realizar o projeto;
- Definir os problemas de forma objetiva;
- Foque nas necessidades mais relevantes e viáveis;
- Pense nas melhorias que podem ser concretizadas;
- Measure (Medir):
- Avalie o desempenho do processo e analise os números;
- Obter dados e informações detalhadas do processo;
- Encontre possíveis causas de problemas;
- Analyze (Analisar):
- Pense na raíz de problemas que afetam o processo e a gestão;
- Analize as melhores opções para corrigir estas causas;
- Crie oportunidades de melhorias;
- Improve (Melhorar):
- Teste primeiro possíveis ações observando os prós e contras;
- Execute o plano de ação de acordo com as necessidades;
- Implemente a mudança;
- Control (Controlar):
- Monitorizar as alterações do processo estabelecido;
- Estabeleça critérios de controlo como lista de tarefas e estatísticas;
- Analise o desempenho geral obtido;
- Procure a melhoria contínua dos processos;
Encaixe perfeito entre a metodologia Lean Six Sigma com o Netuno.
O Netuno apoia a automatização para melhorar as 5 fases definidas na metodologia:
- Define: Com a informação que é possível obter, centralizar e analizar, permite uma melhor definição das melhorias a serem aplicadas com maior precisão.
- Measure: Através da capacidade de criar integrações para recolher grande volume de dados de forma manual e automática.
- Analyze: Gerar relatórios, dashboards e exportação dos dados para outras ferramentas de análise.
- Improve: Encontrar o que pode ser melhorado passa pela decisão humana que pode ser apoiada em mecanismos automáticos sobre a informação.
- Control: Na gestão, processos de alarmísticas e visualização da informação em real-time.
Transversalmente o Netuno é a plataforma que auxília todo o processo de otimizações e melhoria contínua na indústria e nos negócios no geral.
Para toda a Indústria
O Netuno não está limitado a um setor em específico da indústria, é sim abrangente a qualquer tipo de indústria como a qualquer tipo de negócio.
Existem inúmeras formas como o Netuno já é aplicado na indústria e nos negócios e pode ser aplicado de muitas outras formas.
Sendo uma plataforma que auxília e garante o ganho de qualidade desde o desenvolvimento até à execução.
O Netuno tanto é aplicável na indústria como em qualquer outro tipo de negócio, não havendo limitações definidas e sim limitações por explorar.